Atendimento Direto/SAC +55 85 4005-0707
WhatsApp

I Semana de Serviço SOPAI

  • Postado: segunda, 04 de junho de 2018

Finalizamos o mês de maio com uma intensa carga de atividades e ao mesmo, com a satisfação do dever cumprido. E a SOPAI não poderia deixar de homenagear os profissionais que compõem nosso time na área de Serviço Social, assim como tantos outros colaboradores do nosso hospital que são peças fundamentais na missão de salvar vidas. Nos dias 28, 29 e 30 ocorreu a I Semana de Serviço Social da SOPAI, aproveitando que em maio comemora-se também o Dia do Assistente Social (15 de maio). Foram três dias de muitos debates em torno do papel do Serviço Social, além de temáticas envolvendo questões sociais com forte atuação dos profissionais da área.

Na segunda (28) recebemos a professora Erivânia Bernardino, da Potere Social, que tratou do Estatuto da Criança de Adolescente (ECA) no que diz respeito à atuação dos profissionais na área da saúde junto ao público infantojuvenil. Já na terça (29), a Assistente Social Juliana Albuquerque e a Terapeuta Ocupacional Maksandra Rodrigues, do Centro Integral de Atenção à Mulher (CIAM), abordaram as diversas formas de violência contra as mulheres e a legislação que as ampara. "Buscamos trabalhar com todo o público feminino no âmbito da prevenção e sensibilização aos riscos pessoais e sociais, além de emponderar a mulher na luta contra o abuso, o preconceito e o machismo. Então nada melhor que um momento como esse promovido pela SOPAI para esclarecer as mulheres sobre seus direitos", comenta Juliana. Ainda tivemos a presença da equipe da Rede Aquarela – Programa da Prefeitura Municipal de Fortaleza que desenvolve ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo responsável por promover e articular atividades de prevenção, atendimento especializado, mobilização e articulação comunitária – que trouxe a temática de como identificar, prevenir e combater a exploração sexual de menores.

E na quarta (30), fechando o ciclo de palestras, o tema foi A Importância do Serviço Social na Saúde, facilitado pela professora Ana Rosa – Assistente Social do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) – que considerou o evento muito proveitoso: "Só tenho a agradecer pelo convite da SOPAI e da Comissão de Educação Continuada desta casa. É um prazer e uma grande oportunidade estar aqui para mostrar um pouco da nossa experiência diante dos desafios que o Serviço Social apresenta quando voltado para a saúde e no âmbito do SUS, além do fortalecimento das bandeiras de luta da nossa área e da valorização da carreira do Assistente Social".

 

Médico técnico responsável: Dr. Fabricio Aderaldo Cézar Menezes - CRM 9925